terça-feira, 28 de junho de 2016

Explorando a Batalha de Afiliações

Em breve teremos o torneio Ascensão Asgardiana que será realizado no formato Batalha de Afiliações. Com isso, resolvemos escrever esse artigo comentando algumas cartas, estratégias e as afiliações em si.
Primeiramente, vamos explicar o formato Batalha de Afiliações começando pelas regras do formato:

  1. Todos os decks devem conter exatamente 60 cartas
  2. Todas as cartas já lançadas são válidas, com exceção das cartas banidas no formato Batalha Infinita que também se aplicam ao formato Batalha de Afiliações: Despedaçar a Realidade, Resgate Enroscado e Retirada Estratégica
  3. Um baralho não pode possuir mais de 3 (três) cópias da mesma carta, a não ser que o texto permanente da carta diga o contrário (Ex.: Madrox) ou no caso de cards Item Único, que possuem restriçãoo de quantidade a 1 unidade (Ex: Manto de Levitação)
  4. Todos os personagens do deck devem conter afiliação escolhida, com exceção de 3 cartas de personagem, no total, que podem possuir qualquer afiliação ou afiliação N/A. Ou seja, será permitido um numero máximo de 3 personagens N/A, ou sem a afiliação escolhida do deck
  5. Ao escolher a afiliação do seu deck o jogador deve indicar a mesma na área demarcada para tal em sua decklist
  6. Suportes podem possuir qualquer afiliação, não sendo limitados pela afiliação do Deck

Sobre a quarta regra do formato, as três cartas de personagem que podem possuir afiliação diferente da escolhida ou N/A são opcionais e devem somar três em quantidade. Exemplo: Em um deck de Vingadores, eu posso ter 1 Enfermeira Noturna, 1 Cassandra Nova e 1 Sr. Fantástico ou 2 Enfermeira Noturna e 1 Alto Evolucionário e assim vai. A importância é que some três, deixando bem claro a importância de ser um deck construído com uma temática (afiliação).
A decklist pode ser baixada nesse link, que deverá ser entregue na hora do torneio.
Suportes podem ter qualquer afiliação. Exemplo: Em um deck de Thunderbolts, eu posso ter Embaralhador Eletrônico que é da afiliação Shield.

Deixando de lado as regras do formato, vamos explorar algumas afiliações que tem potencial e algumas cartas devem ser citadas!


Vingadores vs. X-Men - Quem será o vencedor?

Vou restringir as afiliações comentadas aqui, citando apenas algumas que estão presente no metagame ou que já apareceram no cenário competitivo.
As estrelas * indicam a avaliação da afiliação.
Será analisado três fatores:

  • Sinergia - a interação de personagens da afiliação um com os outros, poderes em comum e número de personagens viáveis ou não. 
  • Resiliência - habilidade da afiliação/deck em lidar com problemas, ter respostas para as situações inesperadas e manter o controle ou seguir o plano de jogo definido.
  • Estratégia - o ataque e defesa do deck, se é um deck somente ofensivo ou defensivo ou o quanto pode alternar entre os dois.

Thunderbolts **
Sinergia: De relevante, essa afiliação possui cenário e suporte próprios mas tem problemas com seus personagens. Os poderes compartilhados são bem distintos e seu capacitador (Patriota de Ferro) não possui sua afiliação, deixando as três cartas restritas provavelmente ao mesmo. 
Resiliência: O deck consegue lidar com a falta de personagens devido ao seu suporte recrutador, entretanto, sofre muito para decks de controle e tende a ficar dependente de outras cartas que não são da afiliação em si.
Estratégia: Em sua maior parte, essa afiliação tende a ser bastante agressiva com poucas opções de defesa, seguindo apenas um plano de jogo.

Sexteto Sinistro ***
Sinergia: Os personagens possuem uma grande sinergia, tendo muitos textos que interagem entre si como Abutre, Duende Verde, Corisco entre outros. A maior parte dessa afiliação tende a focar no poder de Ataque a Distância e Agilidade. Observação para Mystério que faz parte do Sexteto!
Resiliência: O deck pode sofrer diante de algumas ameaças e opções de controle, a falta de um capacitador também pode fazer diferença, porém. a presença de Mystério no deck fica fácil utilizar vários cenários que possibilitem algumas respostas.
Estratégia: Essa afiliação tende a ser fortemente agressiva, apesar de muitas vezes ter que tomar decisões que podem mudar o jogo.

X-Men ***
Sinergia: Possui muitos personagens que interagem entre si, tais como Tempestade, Ciclope e Cristal e as habilidades voltadas a essa afiliação tendem a ser Vôo e Ataque Energético, tirando personagens bem fortes como Esperança e Vampira.
Resiliência: O deck possui uma grande habilidade de controle (Vôo), entretanto, seu jogo é bastante dependente de suportes para se desenvolver (Mansão e Pássaro Negro), e algumas cartas como Portal para o Microverso podem ser um pesadelo de se enfrentar. Muitas vezes se depende de personagens específicos.
Estratégia: O deck tende a ser meio a meio, mas o ataque é bastante fraco já que a maioria das ações causam pouco dano. A defesa pode ser bastante grande, com personagens como Tempestade e o suporte Pássaro Negro.  

Irmandade de Mutantes ***
Sinergia: Com cenário e suporte próprios, essa afiliação possui uma grande vantagem com uma personagem em específico: Selene. A habilidade de poder baixar um outro personagem igual pode auxiliar na mesa e aumentar a força do seu lado do campo.
Resiliência: O fator controle é bastante presente nessa afiliação, com a presença de personagens que controlam a mesa como Rei das Sombras. A capacidade em lidar com algumas almeaças é relevante aqui.
Estratégia: Sendo bastante híbrida, a estratégia do jogo da Irmandade pode ser tanto defensiva quanto ofensiva, controlando o jogo e também causando bastante dano com o famoso combo Pyro + Adaga + Selene.

Quarteto Fantástico ****
Sinergia: Capacitador, suporte próprio e uma personagem que auxilia na defesa. Essa afiliação possui bastante poderes tanto agressivos como defensivos. Genialidade, Agilidade, Elasticidade e o suporte que concede Vôo e defesa a todos.
Resiliência: Os poderes e as ações dos personagens garantem um grande sustento durante o jogo, possuindo várias respostas para as dificuldades.
Estratégia: Esse deck também tende a ser híbrido, possuindo dano com personagens como Pantera Negra e controle com personagens como Sr. Fantástico ou Mulher Invisível.

Guardiões da Galáxia ****
Sinergia: Com dois recrutadores, essa afiliação tende a ser explosiva focando em poderes agressivos como Ataque a Distância e Ataque Energético.
Resiliência: O deck pode sofrer bastante perante algumas ameaças como Jóia do Infinito ou a falta de recursos, entretanto, se manejado bem o deck pode ser uma máquina em cena.
Estratégia: A abertura dos Guardiões é tudo. O deck muitas vezes segue apenas um plano de jogo agressivo, tentando abrir a mesa com seu suporte que define o poder dessa afiliação.

Illuminati ****
Sinergia: O texto de Dr. Estranho e a presença forte de Genialidade nessa afiliação é sua característica. Abusando bastante de Pantera Negra e o cenário Decisão Extrema, o deck possui bastante interação entre si. Talvez a falta de personagens para a Batalha seja um ponto fraco.
Resiliência: O deck possui bastantes respostas para o que enfrenta, já que tende a ser focado no quesito controle. 
Estratégia: Também caracterizado como híbrido, essa afiliação pode ser defensiva ou agressiva devido a presença de Ataque Energético e o cenário que causa bastante dano.

Vingadores *****
Sinergia: Essa afiliação é repleta de cartas que interagem. Suporte, capacitador e personagens bastante fortes que se apresentam no metagame. Podendo ser construida focando em vários poderes, os Vingadores são bastante abertos na questão de construção de deck.
Resiliência: A grande quantidade de personagens para sua escolha deixa o deck bastante versátil, podendo lidar com suportes, personagens agressivos ou muito difíceis de nocautear.
Estratégia: Outro deck híbrido, voltado tanto para o controle quanto para a agressão. A escolha dos personagens define o seu plano de jogo, mas que geralmente utilizam dos dois.

Algumas menções devem ser feitas, como o deck da Shield e IMA, que ganharam bastante reforços com Guerra Civil.
Lembrando também que a avaliação foi feita baseada no formato e não olhando o metagame no geral ou como o deck se posiciona no cenário competitivo.
Muitos decks diferentes podem aparecer nos resultados dos campeonatos Ascensão, devido ao fato de que alguns decks naturalmente já possuem bastante cartas de sua afiliação (Ex: Vingadores) e outros decks são bastante complicados de se montar já que dependem de cartas que não são (Ex: Ultron). Cabe a criatividade de cada um na montagem dos seus baralhos e saber utilizar de seus recursos!

As cartas que devem ser citadas que são bastante fortes nesse formato são:

  • Zzzax - Contra suportes que podem acabar com o jogo (Ex: Máquina de Bloqueio Mental)
  • União Inabalável - Previne dano de fontes que não sejam ações (Ex: Adaga Psíquica)
  • No Lugar Errado - Afiliações escolhidas não podem usar ações, utilizadas para decks de controles, garantir turnos para sobreviver ou desacelerar decks agressivos
  • Imposição Estratégica - Cada jogador só pode usar ações de personagens da afiliação escolhida por ele
  • Unidos, Venceremos - Capacitação em massa 

Que o torneio seja repleto de afiliações diferentes e que algumas afiiliações possam mostrar resultado pelo o que menos esperamos.
Ficamos por aqui!
Avante Conquista!
Share:

0 comentários:

Postar um comentário